Educação Física


http://decentrooeste.edunet.sp.gov.br/emi.png   E.E. “SUD MENNUCCI”                                  Guia de Aprendizagem                              1a série                            2013      http://www.noticiasemoda.com.br/wp-content/uploads/2012/03/concurso-secretaria-de-educacao-sp-300x206.jpg
Professor: Hélio Eduardo Alves Moreno
Disciplina: Educação Física
Bimestre: 1º Bimestre
Justificativa: Nesse primeiro bimestre a abordagem do eixo de conteúdos de esporte, táticas, corpo, beleza e saúde leva o aluno a ter conhecimento de si mesmo, buscando ter uma vida saudável no seu cotidiano.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Conteúdos
Calendário
●Levar o aluno a conhecer o esporte e o ponto de vista técnico-tático do basquete.
●Identificar em partidas televisivas características pertinentes a esta modalidade.
●Reconhecer a importância do sistema de jogo táctil e seu desempenho.
●Identificar o impacto do padrão de estereótipos de beleza, corpo e saúde difundidos pela mídia.






●Valorizar o conhecimento dos sistemas de jogo e táticas como fator importante para a apreciação do espetáculo esportivo.
●Vivenciar e compreender alguns sistemas de jogo e alguns preceitos táticos inerentes ao basquete.
●Reconhecer a importância dos sistemas de jogo e táticas no desempenho esportivo.
●Elaborar estratégias táticas para o basquete.
●Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos sobre padrões e estereótipos de beleza.
●Participação da alimentação e do exercício
●Sistemas de jogo e táticas em modalidade esportiva coletiva; basquetebol.
●Importância dos sistemas táticos no desempenho esportivo e na apreciação do esporte como espetáculo.
●Elaboração de sistemas táticos.
●Padrões de estereótipos de beleza corporal; indicadores que levam a construção de representações sobre o corpo e beleza; medidas e avaliação da composição corporal; índice de massa corpórea.
●Balanço energético, valor calórico dos alimentos e custo calórico dos exercícios físicos; alimentação, exercício físico e obesidade.

25/02 a 08/03

11/03 a 22/03


25/03 a 05/04
08/04 a 19/04




22/04 a 30/04

Atividades Prévias
Atividades Autodidáticas
Atividades Didático-Cooperativas
●Aproximação do conhecimento da Educação Física e seus conceitos no cotidiano dos alunos.
●Pesquisas, leituras e sínteses.
●Atividades em grupo ou dupla com pesquisa e seminários.
Atividades Complementares
Valores
Avaliação
●Pesquisas em diversas mídias.
●Ética no esporte, esporte com respeito e influência da mídia na vida.
●Participação e envolvimento em discussões em sala e na realização das atividades propostas.
●Avaliação individual e apresentação de seminários.

Temas Transversais
●Educação em Direitos Humanos
Fontes de Referência
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/ Secretaria do Estado da Educação, coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. - / São Paulo: SEE, 2010 
Caderno do professor: educação física, ensino médio – 1ª série/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Adalberto dos  Santos Souza, Jocimar Daolio, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto, Mauro Betti, Sérgio Roberto Silveira. – São Paulo: SEE, 2009.

http://decentrooeste.edunet.sp.gov.br/emi.png   E.E. “SUD MENNUCCI”                                  Guia de Aprendizagem                              2a série                            2013      http://www.noticiasemoda.com.br/wp-content/uploads/2012/03/concurso-secretaria-de-educacao-sp-300x206.jpg
Professor: Hélio Eduardo Alves Moreno
Disciplina: Educação Física
Bimestre: 1º Bimestre
Justificativa: O padrão de vida que a sociedade apresenta hoje é muito agressivo, não respeitando o individualismo de cada ser. Neste bimestre o aluno deve identificar e analisar a ginástica e sua evolução, padrões de beleza, corpo e saúde, a interferência da mídia, buscando o equilíbrio par busca de vida saudável.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Conteúdos
Calendário
●Levar o aluno a identificar os vários tipos de ginástica.
●Orientar sobre interferência da mídia.
●Esclarecer sobre o padrão estabelecido pela sociedade e a mídia.
●Estabelecer relações sobre os estereótipos de beleza, corpo e saúde.






●Perceber a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza.
●Analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica.
●Identificar as capacidades físicas  envolvidas em algumas ginásticas de academia.
●Aplicar o conhecimento obtido de exercícios ginásticos adequados para o desenvolvimento das capacidades físicas pretendidas.
●História das academias – origem e diversificação; interesses e motivação na prática das ginásticas em academias ou outros espaços.
●Significados e sentidos da ginástica no discurso da mídia; mídia e padrões de beleza corporal.
● Capacidades físicas: resistência, força, flexibilidade, velocidade e agilidade; indicadores de avaliação das capacidades físicas.




25/02 a 22/03


25/03 a 19/04

22/04 a 30/04

Atividades Prévias
Atividades Autodidáticas
Atividades Didático-Cooperativas
●Identificação do aluno em relação ao real e o imaginário.
●Pesquisas, leituras e sínteses.
●Elaborar panfletos e informativos e divulgação.
Atividades Complementares
Valores
Avaliação
●Pesquisas em diversas mídias.
●Que cada aluno respeite o seu biotipo e suas necessidades.
●Participação em vivências propostas em sala.
●Avaliação individual e apresentação de trabalhos.

Temas Transversais
●Educação em Direitos Humanos
Fontes de Referência
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/ Secretaria do Estado da Educação, coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. - / São Paulo: SEE, 2010 
Caderno do professor: educação física, ensino médio – 2ª série/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Adalberto dos  Santos Souza, Jocimar Daolio, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto, Mauro Betti, Sérgio Roberto Silveira. – São Paulo: SEE, 2009.




http://decentrooeste.edunet.sp.gov.br/emi.png   E.E. “SUD MENNUCCI”                                  Guia de Aprendizagem                              3a série                            2013      http://www.noticiasemoda.com.br/wp-content/uploads/2012/03/concurso-secretaria-de-educacao-sp-300x206.jpg
Professor: Hélio Eduardo Alves Moreno
Disciplina: Educação Física
Bimestre: 1º Bimestre
Justificativa: O mundo contemporâneo no qual vivemos se caracteriza por grandes transformações, no qual a velocidade do fluxo de informações é muito impactante, influenciando os conceito e as relações que as pessoas mantêm, com seus corpos e com os outros indivíduos, gerando por vezes reações preconceituosas com as diferenças; etnias, características físicas, sócias e morais.
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos
Conteúdos
Calendário
●Compreensão do jogo, esporte, ginástica, luta e atividades rítmicas, com fenômenos socioculturais em sintonia com temas do nosso tempo e das vidas, ampliando os conhecimentos no âmbito de cultura desenvolvimento.






●Identificar e nomear golpes, técnicas e táticas inerentes ao boxe.
●Analisar do ponto de vista técnico e tático uma luta de boxe, assistida presencialmente ou pela televisão.
●Discriminar conceitualmente os princípios de treinamento.
●Identificar como princípios de treinamento se aplicam ao desenvolvimento das capacidades físicas.
●Respeitar as diferenças de habilidades, características físicas, etnia, de gênero e sexo.
●Analisar o corpo a partir das diferenças de gênero, compreendendo a diferença não como falta ou falha individual.
● Técnicas e táticas no boxe – importância no desempenho esportivo e na apreciação do boxe como espetáculo.
● Princípios de treinamento – individualidade biológica, sobrecarga (frequência, intensidade, duração e volume) e reversibilidade; frequência cardíaca (FC); zona-alvo de exercitação; critérios para elaboração de um programa de condicionamento físico.
●O corpo na contemporaneidade e o gênero; corpo, cultura do movimento, diferença e preconceito; manifestações da cultura do movimento, tidas como masculinas e femininas.


25/02 a 22/03


25/03 a 19/04





22/04 a 30/04

Atividades Prévias
Atividades Autodidáticas
Atividades Didático-Cooperativas
●Aprimorar os conhecimentos do aluno sobre os temas propostos.
●Pesquisas, leituras e sínteses.
●Socialização dos temas relacionados com outros alunos. Atividades em grupo ou dupla com pesquisa e seminários.
Atividades Complementares
Valores
Avaliação
●Pesquisas em diversas mídias.
●Que o aluno identifique os temas propostos, tirando da marginalidade, buscando a qualidade de vida, valorizando o corpo que tem e não a busca do corpo imaginário.
●Participação e envolvimento em discussões em sala e na realização das atividades propostas.
●Avaliação individual e apresentação de seminários.

Temas Transversais
●Educação em Direitos Humanos
Fontes de Referência
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/ Secretaria do Estado da Educação, coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. - / São Paulo: SEE, 2010 
Caderno do professor: educação física, ensino médio – 3ª série/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Adalberto dos  Santos Souza, Jocimar Daolio, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto, Mauro Betti, Sérgio Roberto Silveira. – São Paulo: SEE, 2009.





Um comentário: